sexta-feira, 7 de abril de 2017

Weekly Shonen Jump: TOC - 07/04/2017

Fonte::::: Analyse It

Três Duplas.

Pouco a pouco estamos a revista está mudando; foram seis mangás que estrearam, e já podemos dividir-los em três duplas; a dupla dos fracassados (Poro e U19), a dupla dos bem sucedidos (Boku-tachi e Marie), e por fim, a dupla dos "em aberto" (Dr.Stone e Robot). E se esses dois mangás em aberto se tornarem um sucesso, podemos dizer que a Shounen Jump lançou uma das levas mais bem-sucedidas da sua história. Talvez, estamos vendo a "história" acontecendo, e devo assumir, estou eufórico. Por isso, não vamos perder mais nenhum segundo, chega de delungas, é o momento de analisar a TOC:

TOC Weekly Shounen Jump #19 (10/04/2017)
Black Clover c105 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Haikyuu!! c249
02 - Yakusoku no Neverland c34
03 - Boku no Hero Academia c133
Robot×Laserbeam (Capítulo 04)
04 - Shokugeki no Souma c210
Harapeko no Marie (Capítulo 07, Pré-Rank)
Kuromori Climb (Página Colorida, One Shot)
05 - Spring Weapon No. 1 c24
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c10 (Página Colorida)
06 - Kimetsu no Yaiba c57
Dr. Stone (Capítulo 06)
07 - Yuragi-sou no Yuuna-san c58
08 - Saiki Kusuo no Sainan c239
09 - Hinomaru Zumou c140
10 - Samon-kun wa Summoner c76
11 - Poro no Ryuugaku-ki c08 (Primeiro Rank)
12 - Gintama c630
13 - U19 c09
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c232
One Piece c862 (Ausente)
Boruto: Naruto Next Generations c12 (Ausente, Mensal)
World Trigger c165 (Hiatos)
Hunter x Hunter c361 (Hiatos)

Prévia da Edição #20:
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Hinomaru Zumou, Yakusoku no Neverland, Harapeko no Marie



Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos nessa edição capa de Black Clover, que mesmo entregando Asta com um "pescoço de girafa", podemos considerar uma capa bem bonita. Também tivemos nessa edição página colorida para Boku-tachi, e anúncio de página colorida para Harapeko no Marie, que tem tudo para se tornar um novo sucesso. Vimos casos como o de Gakkyuu Houttei, que a página colorida foi simplesmente uma estratégia para "salvar" a série, contudo, com Harapeko no Marie parece que não será o mesmo, pois a série está sendo muito bem recepcionada nos fóruns japoneses. Com o possível sucesso de Marie, já temos duas séries, das seis novas séries, garantidas na revista. Só falta ver se Dr.Stone e Robot também foram bem recepcionadas pelo público leitor - espero que sim, seria espetacular vermos quatro mangás dando certo. 

Em primeiro lugar tivemos Haikyuu!! que voltou ao topo da revista após várias semanas. A série continua sendo um dos pilares da revista, e simplesmente não temos dúvida do seu sucesso. Em segundo lugar tivemos Yakusoku no Neverland que vem se estabilizando cada vez mais na revista, e acredito que em breve poderemos colocar a série naquele grupo de mangás que se tornaram monstros de vendas antes do anime, como é o caso de Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma. O novo volume, no seu primeiro dia, conseguiu superar as vendas de Gintama, por exemplo - por isso, é quase certo que veremos em um mês a série superando a marca de 150 mil cópias vendidas. Se continuar assim, podemos ver o mangá, antes mesmo do seu anime, alcançando em um mês, a marca de 250 mil cópias em um volume. Yakusoku no Neverland é realmente um novo grande sucesso da revista, que merece ser lapidado. 

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que já está tendo sua segunda temporada sendo lançada no seu novo horário (que vem logo após de Detective Conan). A audiência de Boku no Hero Academia foi muito boa, e isso deve estimular a TV a querer manter a série nesse mesmo "slot" por um longo período. Os seus volumes antigos também tiveram um bom aumento de vendas, depois da estréia da segunda temporada nesse novo horário, tendo assim todos os antigos volumes da série presentes no "TOP 100" do Ranking Shogeki, o que deve estimular também a própria revista, pois, além de ter um produto como um bom destaque na TV, esse produto está tendo um bom aumento nos items que a Shueisha / Shounen Jump tem o domínio completo dos direitos autorais. 

Em quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que nas últimas semanas vem conquistando boas colocações, mas isso não significa que os editores não classificarão mais a série nas últimas colocações, muito pelo contrário, com o sucesso praticamente confirmado de duas novas séries; Harapeko no Marie e Boku-tachi, e o bom aumento em vendas de Yakusoku no Neverland e Kimetsu no Yaiba, a tendência é que os editores, pouco a pouco diminuam o destaque à Shokugeki no Souma (destaque que já bem menor se compararmos à um ano atrás). Por isso, em breve veremos a série voltando a ficar na zona intermediária, ou até mesmo nas últimas colocações. Porém, mesmo que veremos a série voltando a ficar em posições baixas, os leitores não devem se preocupar imediatamente, pois suas vendas continuam boas (em longo prazo a situação do mangá não é bom, mas em curto, está relativamente bem).

Em quinto lugar tivemos Spring Weapon Number One, que continua dando uma grande rasteira em todo mundo (eu incluso). Muitos estão esperando o momento que a série será cancelada, mas parece que os editores ainda não estão prontos para cancelar o mangá, talvez pela sua popularidade interna ainda ser grande. É importante deixar claro que a série ainda corre risco de acabar sendo cancelada na próxima leva, principalmente se levarmos em consideração que o seu segundo volume continuou a vender MENOS que o de Ibitsu no Amalgam, que acabou sendo cancelado a várias semanas atrás. Mas, como comentei na semana passada, os editores podem preferir estrear somente dois mangás na próxima leva, que devem ser: U19 e Poro no Ryuugaku-ki. Por isso, a circunstancia estaria salvando Spring Weapon mais uma vez. Só veremos a série sendo cancelada casos os editores decidam cancelar um número maior de duas ou três séries (digo três, pois ainda exista a possibilidade de Dr.Stone e Robot serem um fracasso).

Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que como podemos ver já está muito estável na revista. E estou muito curioso para saber o rendimento do seu próximo volume, para ver se suas vendas continuarão a aumentar. A tendência é que aumente, mesmo que em uma proporção menor. Em sétimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que deve restar nessas colocações intermediárias por quase toda a sua vida (até quando será classificado em posições baixas para ser encerrado naturalmente ou até mesmo cancelado). Sabemos muito bem, que por causa do seu gênero, a série mesmo vendendo bem, receberá um destaque dos editores, somente esporadicamente. O que poderia mudar essa sua realidade, é um anime que fizesse a série vender acima de 500 mil cópias por volume, mas sejamos sinceros, isso dificilmente vai acontecer, pois o seu estilo faz com que a série alcance um público muito restrito (que é o público japonês masculino que goste de "ecchi", tem muitos japoneses que simplesmente não gostam do gênero).

Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que deve continuar nessas zonas intermediárias até o lançamento da sua segunda temporada - aliás, a próxima capa do mangá deve chegar entre a edição #25 e #32, em comemoração ao seu aniversário de cinco anos (tu repara que está ficando velho quando PSI Kusuo Saiki está completando cinco anos de vida) - Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que atualmente não corre risco de cancelamento, pois tem quatro com maior probabilidade de acabar sendo cancelada (U19, Poro, Spring e Samon-Kun), contudo pode ver o mangá sendo encerrado naturalmente nas próximas edições. É sempre triste perceber que Zumou não conseguiu dar certo, pois, lembro quando vimos o mangá conquistando a primeira colocação na sua primeira TOC, Foi uma euforia que dominou a zona de comentários do Analyse It, e meus comentários também foram bem eufóricos. Mas quando saiu o primeiro volume, e vimos a série vendendo tão pouco, toda essa euforia se transformou em dúvida. Não conseguíamos entender o que estava acontecendo, hoje, já sabemos (principalmente por causa do "sucesso" de séries que também venderam bem pouco). Espero que no seu próximo mangá, o autor consiga lançar um grande sucesso.

Em décimo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, que corre um pequeno risco de ser cancelado na próxima leva, isso dependerá se os editores irão preferir manter na revista Spring ao invés de Samon - o que seria muito improvável, levando em conta as vendas minúsculas de Spring - Também existe a possibilidade dos editores gostarem tanto do resultado da leva de seis mangás (que parece que tem tudo para entregar quatro séries de sucesso), que decidam lançar mais uma leva com muitos mangás, cancelando U19, Poro, Spring, Samon, e Zumou, estreando assim uma leva de cinco mangás, contudo não é muito conselhável estrear seguidamente levas com muitas séries, pois isso prejudica a estabilização dos novos mangás, que ainda estão conquistando a confiança dos leitores. Por isso, como expliquei na semana passada acredito que veremos somente duas séries sendo canceladas na próxima leva, que chegará quando U19 e Poro alcançarem 16 capítulos, por isso, não serão cancelamento precoces.

Em décimo primeiro lugar tivemos Poro no Ryuugaku-ki, que pela primeira vez é ranqueado efetivamente na revista. A recepção da série nos fóruns japoneses foi realmente baixa, e parece que o público geral da Weekly Shounen Jump teve um parecer igual. O resultado é mais do que previsível, a série teve poucos votos, um feedback negativo nos cartões de votação, resultando assim na sua baixa colocação na TOC (colocações baixas que Poro já vem recebendo da várias semanas, o que significa que desde o primeiro capítulo a série não foi muito bem recepcionada). Por ser uma comédia, podemos dizer que Poro ainda tem uma possibilidade de se recuperar, mas acredito que isso não acontecerá, pois os editores estão precisando de duas séries para serem canceladas, e Poro e U19 são os alvos perfeitos, enquanto os demais novatos, por terem ao menos uma recepção mediana, não seriam os ideias para acabarem sendo cancelados na próxima leva (que como eu já disse mil vezes nessa análise, deve ter dois ou três novos mangás, com a possibilidade de um desses ser uma série que retorna do hiatos).

Em décimo segundo lugar tivemos Gintama que novamente recebeu uma posição baixa, mas não corre risco de cancelamento, pelos motivos já explicados na semanas anteriores (mas que explico novamente para aqueles que estão lendo a minha análise pela primeira vez); a série, que tem boas vendas, já está no seu último arco, e deve ser encerrada naturalmente muito em breve, por isso não corre nenhum risco de ser cancelada. Em último lugar tivemos U19 que, para mim, é um cancelamento certo, eu diria de 99.9%. A única dúvida é, quando será cancelado; tem duas opções (que valem também para Poro), no caso são: 1 - Ser cancelado quando alcança a marca de quatorze à dezesseis capítulos ou, 2 - acabará sendo cancelado precocemente quando tiver de onze à treze capítulos. essa possibilidade em si, é tão grande quanto a primeira, mas acredito que os editores irão preferir cancelar essas duas séries (Poro e U19) somente no mês de junho.
Fonte::::: Analyse It

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostara tambem de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...