sexta-feira, 31 de março de 2017

Weekly Shonen Jump: TOC - 31/03/2017

Fonte::::: Analyse It
Vai Filhão!


Se tem um acontecimento que trouxe uma comoção geral foi o encerramento do mangá, e posteriormente anime de Naruto. Por isso, para aproveitar esse clima, o estúdio imediatamente anunciou a animação que será baseada no mangá mensal - Boruto -, e os editores da Jump também não perderam tempo e entregaram uma capa para a série, que recebe página colorida em praticamente em todos os capítulos. Com esse clima de comemoração e comoção, vamos ver a TOC: 

Weekly Shounen Jump #18 (03/04/2017)
Yuragi-sou no Yuuna-san c57 (Página Colorida de Abertura, Aniversário de 1 ano)
01 - Yakusoku no Neverland c33
02 - One Piece c861
Boruto: Naruto Next Generations c11 (Capa e Página Colorida)
03 - Kimetsu no Yaiba c56
Boku no Hero Academia c132 (Página Colorida)
Robot×Laserbeam (Capítulo 03)
04 - Black Clover c104
05 - Shokugeki no Souma c209
06 - Saiki Kusuo no Sainan c238
07 - Haikyuu!! c248
08 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c09
Harapeko no Marie (Capítulo 06)
09 - Spring Weapon No. 1 c23
Poro no Ryuugaku-ki (Capítulo 07, Pré-Rank)
Dr. Stone (Capítulo 05)

10 - Gintama c629
11 - Samon-kun wa Summoner c75
12 - U19 c08 (Primeiro Rank)
13 - Hinomaru Zumou c139
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c231
World Trigger c165 (Hiatos)
Hunter x Hunter c361 (Hiatos)

Prévia da Edição #19
Capa e Página Colorida de Abertura: Black Clover
Página Colorida: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Kuromori Crime (Oneshot de Hidetoshi Miyada e Yusuke Nishi)

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como página colorida de abertura, a série ecchi, Yuragi-Sou no Yuuna-San - Como comentei na semana passada, o mangá está tendo o mesmo tratamento que To LOVE-Ru, por isso, não veremos tão cedo uma capa sua. Se tivermos sorte, quando for anunciado o seu anime, daqui a um ou dois anos. Por isso, o que nos restas, é nos contentar com essa página colorida de abertura. Nessa edição também tivemos página colorida para Boku no Hero Academia, que em breve ganha sua segunda temporada, e BORUTO que também em breve ganhará a sua versão em anime.

Sobre os mangás não ranqueados, o próximo da lista a "estrear" será Poro no Ryuugaku-ki, que parece que será mal recepcionado pelo público. Como já comentei em análises de anos anteriores, já vi a 2ch errando sobre qual mangá será um sucesso (dando voto alto para um mangá, que depois, acaba sendo cancelado), MAS, eu nunca vi a 2ch errar, quando o assunto é apostar qual série será um fracasso. Por isso, todas as séries que foram mal recepcionadas na 2ch, acabaram sendo canceladas, mas nem todas bem recepcionadas se tornaram um sucesso. E levando em conta as posições prévias da série, acredito que veremos Poro sendo cancelado, porém, também acredito que o autor receberá uma segunda chance, quem sabe, com o One-Shot que o fez ganhar a Golden Future Cup (para ser sincero, é até uma boa estratégia - lançar um primeiro fracasso para o autor pegar experiência, e logo após lançar o mangá da Golden Future Cup, que foi melhor recepcionado e com o autor mais experiente, tem mais chances de sucesso).

Já Harapeko no Marie e Dr.Stone estão caminhando para uma recepção positiva, para a alegria do grupo editorial. Aliás, Dr.Stone vem tendo ótimas notas na 2ch, contudo, devemos lembrar que o fórum já errou em relação a algumas séries, principalmente aquelas que tem um autor que tende a agradar MUITO o público alvo do fórum (que no caso é os jovens que gostam de discutir mangás na internet, por isso, um público um pouco mais fanático - o que não significa que tenham obrigatoriamente um bom senso crítico -. Seria interessante ver Dr.Stone se tornando um sucesso. Acredito que seria um anime com grande potencial para se tornar um dos pilares da revista, pois une vários elementos que agradam o público japonês, contudo, é necessário, acima de tudo, que a série entregue um bom roteiro. Todo o seu potencial pode ser jogado fora, caso tenhamos uma série mal desenvolvida, vide U19.

A última série novata que irá estrear é o mangá de golfe, Robot x Laserbeam (olha, eu nunca aceitarei esse nome ridículo) - A série tem boas chances de se tornar um sucesso, pois está tendo um boa recepção em vários fóruns diferentes, e mesmo tendo um grupo que odiou a série, Kuroko no Basket já tinha um grande número de odiadores, por isso, o autor sabe muito bem lidar com esse fator. O possível sucesso de Robot faz que essa leva tenha quatros mangás vingando, um record (tudo bem, devemos levar em consideração o número de séries estreando). Aliás, com boa recepção de Robot x Laserbeam temos também grandes chances de vermos finalmente o retorno definitivo do golfe para a revista, que não tem uma série de sucesso do gênero desde o lançamento conturbado de Rising Impact. 

Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que pela primeira conseguiu alcançar a posição mais alta da revista - a série está lançando o seu novo volume, por isso os editores tem todo os motivos do mundo para deixar o mangá em uma colocação alta, mas a razão pelo qual o mangá ter ficado em primeiro lugar não diminui a sua conquista. Tantas séries com grande potencial estiveram preste a lançar seus volumes, e os editores mesmo assim não decidiram colocar-los em uma colocação tão alta. Por isso, tem um outro fator que ajudou a série a alcançar tal rendimento; o capítulo desta semana teve uma cena muito chocante, que deve surpreender muitos leitores, deste modo, o seu destaque tem uma função dupla. Mesmo assim, devemos ser sinceros, os editores só colocaram a série em uma colocação tão alta, pois confiam na sua capacidade e potencialidade, se não confiassem, mesmo tendo esses dois grandes fatores, veríamos o mangá entre a sexta e a segunda colocação. 

Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua soberano na revista. Acredito que veremos o segundo diluvio universal quando a série de Oda, por algum motivo, estiver abaixo da quinta colocação, algo que nunca aconteceu em todos os seus vinte anos de publicação. Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que continua cada vez mais conquistando mais leitores e tendo mais destaque tanto dentro da revista quanto nas mídias externas. Deste modo, os editores não devem perder mais nenhum segundo, e continuar apostando na série. Aliás, sou totalmente favorável a série receber mais uma capa daqui a dez volumes. Kimetsu no Yaiba demonstrou-se uma série com chances de se tornar um novo World Trigger (saudades do meu ex), por isso, mangás que mesmo não sendo um monstro em vendas, consegue vender uma boa quantidade, e principalmente, consegue ser estável, não tendo grande quedas após o encerramento do anime. 

Em quarto lugar tivemos Black Clover, que na próxima edição receberá sua capa de aniversário (dois anos), e provavelmente trará também novas informações sobre a primeira temporada do seu anime. E mesmo que atualmente temos os holofotes voltados para Boku no Hero Academia de novo, acredito que Black Clover tem chances reais de brilhar e vender bem, mesmo que as chances de superar o seu "inimigo" são realmente baixas (mas ainda há de haver esperança). Em quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma que pode começar a se preocupar com tantas séries novas dando certo - o mangá não tem chances de acabar sendo cancelado esse ano, mas se suas vendas continuarem a cair, e mais séries continuarem a se tornar um sucesso (isso se essas novas séries realmente se tornaram um verdadeiro sucesso), podemos ver a série tendo um encerramento muito parecido com o de Toriko ou Katekyou Hitman Reborn.

Em sexto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que essa semana conquistou uma boa colocação, e mesmo se várias séries se tornarem um sucesso, não acredito que PSI estará ameaçado, por um simples motivo; nenhum desses novos mangás conseguiram ocupar a vaga de comédia "tradicional" que PSI ocupa, além disso, o mangá em breve ganhará o seu live-action e a sua segunda temporada. Em sétimo lugar tivemos Haikyuu!! que essa semana conquistou uma colocação baixa para os seus padrões, mas que de nenhum modo deve preocupar os leitores da série, pois já vimos várias vezes a série, em alguns capítulos, ficar abaixo da sexta colocação. Aliás, os editores sempre adotaram esse tratamento para as séries de esporte que se tornam pilares ou semi-pilares, no caso, ocasionalmente colocar a série abaixo da sexta colocação (muitas vezes colocam por duas ou três semanas consecutivas, e depois retornam a classifica-lo em uma colocação alta). 

Em oitavo lugar tivemos Boku-tachi, que novamente recebeu uma boa colocação, e melhor, na próxima semana receberá uma página colorida, o que praticamente confirma a sua boa recepção - ainda não significa que a série se tornará um sucesso, pois dependerá da recepção dos próximos capítulos. A concorrência atualmente está muito alta -, porém, podemos dizer o mangá já deu um grande passo inicial, e principalmente, conseguiu conquistar o público que se sentia "órfão" de uma comédia sem grande apelo sexual. Aliás, levando em conta a possibilidade de termos quatro séries dando certo, os editores provavelmente optarão em dar uma publicidade um pouco menor para Boku-tachi - talvez até entreguem constantes páginas coloridas, como fazem com Samon-Kun wa Summoner e Hinomaru Zumou atualmente, mas quando o assunto é entregar capas, devem preferir entregar para as séries dos autores veteranos -.

Em nono lugar tivemos Spring Weapon Number One que tem chances reais de conseguir sobreviver a próxima leva - provavelmente os editores durarão alguns meses para lançar uma nova leva, acredito que só veremos U19 e Poro sendo cancelados quando ambos alcançarem a marca de quinze ou dezesseis capítulos, e antes dessa marca, os editores provavelmente não estrearão nenhuma nova série, no máximo, retornam com alguma de hiatos. Quando decidirem retornar com as novas levas, caso a popularidade interna de Spring Weapon continue boa, podem optar por cancelar somente duas séries, e assim salvando mais uma vez a série. Se mais uma série acabar fracassando (por isso, ao invés de duas, três novas séries), as chances de Spring sobreviver aumenta ainda mais, pois não acredito que os editores irão lançar mais uma leva com mais de três mangás esse ano. Em décimo lugar tivemos Gintama, que se encontra em uma boa situação, mesmo a colocação baixa. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Samon-kun wa Summoner que é outra série que pode estar correndo risco de cancelamento, mas não imediatamente. A série atualmente passa por um arco mais sério, e como alguém comentou na área de comentários na semana passada, pode ser um possível arco de encerramento da série. Eu não acredito nessa hipótese, para mim o autor está tentando fazer com que o mangá recupere a sua popularidade inicial e deste modo volte a aumentar em vendas (já que nos últimos volumes suas vendas pioraram). Para conseguir melhorar suas vendas, logicamente, o autor está tentando novos estilos, já que a comédia não está funcionando mais. Caso essa tentativa acabe falhando, podemos ver no segundo semestre desse ano, talvez nos meses de outubro ou novembro, a série sendo cancelada juntamente com Spring (mesmo eu acredite que os editores não decidirão de cancelar as duas comédias de uma vez só. Somente, se na leva que deve chegar em junho ou julho, encontrem um mangá de comédia "tradicional" de sucesso) - pelos meus cálculos, baseados em nada, teremos outras duas levas, uma em junho/julho e outra em outubro/novembro -.

Em décimo segundo lugar tivemos U19, que significa UNDER 19, por isso, cancelado com menos de dezenove capítulos. Brincadeiras à parte, a série teve um primeiro rank péssimo, e provavelmente acabará sendo cancelada. Ultimamente vimos séries de comédia que começaram entre os últimos colocados, conseguindo se recuperar e sobrevivendo por um bom período (Sket Dance, Samon-Kun e Spring Weapon), contudo, ainda não vimos isso acontecendo com séries de ação - U19 pode ser o primeiro? Sim, mas é muito improvável, principalmente se levarmos em consideração que os seus capítulos continuam sendo mal recepcionados. O destino da série parece óbvio, o cancelamento daqui a algumas semanas. Pode ser que os editores decidam estrear uma leva em maio, assim cancelando a série precocemente, mas a estratégia pode não ser muito vantajosa, pois é necessário esperar que as novas séries de sucesso consigam se estabelecer na revista, antes de estrear novas séries promissores. Sejamos sinceros, não custa muito para os editores, estrearem a nova leva em junho, e cancelar tanto U19 quanto Poro com quinze ou dezesseis capítulos. Em último lugar tivemos Hinomaru Zumou que se encontra em uma péssima colocação, mas provavelmente não corre risco de cancelamento, por enquanto. 
Fonte::::: Analyse It

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostara tambem de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...