sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Weekly Shonen Jump: TOC - 24/02/2017

Fonte::::: Analyse It
Bonde dos Veteranos.


Começou a segunda parte da leva, agora é a vez dos autores veteranos lançarem suas novas séries. O primeiro autor a retornar a revista é justamente o Ryuhei Tamura, que lançou na revista a série de sucesso, Beelzebub - E essa estréia, como as próximas que virão, deixarão a revista ainda mais confusa. Pouco a pouco a TOC vai ficando mais vazia, e deste modo o "Bottom 5", vai perdendo o seu valor, mas mesmo assim, com tantos mangás BONS estreando, é importante vermos quais mangás podem ser os mais atingidos, deste modo, sem mais delongas, vamos ao TOC:

Weekly Shonen Jump #13 (27/02/2017)
Harapeko no Marie (Capa, Página Colorida de Abertura, Nová Série Ryuuhei Tamura, autor de Beelzebub)
01 - Black Clover c99
02 - Boku no Hero Academia c128
BORUTO c10 (Página Colorida, Mensal)
03 -Yakusoku no Neverland c28
Poro no Ryuugaku-ki (Página Colorida, Capítulo 02)
04 - Haikyuu!! c243
05 - Yuragi-sou no Yuuna-san c52
Samon-kun wa Summoner c70 (Página Colorida)
06 - Kimetsu no Yaiba c51
U19 (Capítulo 03)
07 - Shokugeki no Souma c204
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai (Capítulo 04)
08 - Spring Weapon Number One c18
09 - Hinomaru Zumou c134
10 - Saiki Kusuo no PSI-Sainan c233
11 - Gintama c625
12 - Ole Golazo c12 (FIM)
Isobe Isobee Monogatari c226
Ausentes: One Piece c856, World Trigger c165 (Hiatos) e Hunter x Hunter cap 361 (Hiatos)
Prévia da Edição #14:
Capa e Página Colorida de Abertura: Dr. Stone (Nova Série)
Página Colorida: Isobe Isobee Monogatari, Samon-kun wa Summoner, Harapeko no Marie

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida de abertura a nova série de Ryuuhei Tamura, que retorna a revista após o cancelamento da sua série anterior, Beelzebub. Devemos ver como será recepcionada essa nova série do autor, já que muitos dos mangás novatos tem chances de fazer um grandíssimo sucesso. Também tivemos nessa edição página colorida para Boruto, que sempre recebe página colorida quando é lançado um capítulo (já que a série é mensal), Poro no Ryuugaku-ki, que recebeu por ser seu segundo capítulo e Samon-Kun wa Summoner que recebeu página colorida por causa do lançamento do seu novo volume.

Nessa edição também tivemos dois novatos, que como estão ainda na fase "Pré-Rank", são classificados pelos editores sem mesmo ter um feedback direto sobre a popularidade da obra, contudo, nós do Analyse It já podemos ver através dos fóruns a recepção de uma parcela pequena do público leitor da revista; o primeiro capítulo de U19 teve uma recepção bem mediana, poucas pessoas realmente gostaram da série, algumas acharam simpáticas, muitas acharam ruim, por isso suas chances de sobreviver estão se abaixando - Ainda não é o fim do mundo, já vimos muitas séries com recepção mediana no primeiro capítulo, se recuperarem no segundo ou terceiro, mas a série precisa demonstrar que veio para ficar. Já Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, teve um segundo capítulo mais bem recepcionado que o primeiro de U19, podemos dizer que a recepção do segundo capítulo não foi espetacular, porém foi boa, deste modo com uma recepção um pouco inferior ao primeiro (o público realmente gostou muito do primeiro capítulo). É normal vermos uma queda de popularidade entre o primeiro e segundo capítulo, por isso não é algo preocupante, mas mesmo assim a série deve ter atenção para a popularidade não continuar caindo.

Em primeiro lugar tivemos Black Clover que após uma edição na sexta colocação, retornou ao primeiro lugar. O mangá está sendo lançado aqui na Itália mensalmente, por isso em um pouco mais de um ano deve conseguir alcançar o público japonês (atualmente estamos no terceiro volume, sendo que no Japão se encontra no décimo). É interessante perceber como a série está conquistando o público europeu e norte americano, e acredito que muito em breve podemos ver a série alcançando também o público brasileiro. Logicamente, por onde passa, Black Clover vai causando discórdia, pois tem realmente muitas pessoas que não gostam do início do mangá, afastando os leitores. Aqui na Europa é MUITO comum as pessoas não lerem mangás na internet, eles preferem comprar os volumes, mesmo sabendo que podem ler traduzido na internet, por isso, quando uma série não convence nos primeiros dois ou três volumes, a pessoa tende a não comprar mais o mangá mesmo. Só pode acabar mudando de ideia caso algum amigo decida emprestar os seus volumes (o que é bem comum, também). Devemos ver como vai continuar a dominação mundial de Black Clover.

Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que após a primeira colocação da semana passada, deu uma pequena escorregada, e se encontrou na segunda colocação, atrás de Black Clover, mas a segunda colocação continua sendo uma ótima posição, e a série se vê ainda como o terceiro pilar da revista. Em terceiro lugar tivemos o pulo do gato de Yakusoku no Neverland, que continua surpreendendo com suas vendas, e acredito que veremos a série alcançar 200 mil cópias por volumes (ou chegar bem perto desse número, alcançando 180 ou 190 mil cópias), antes do seu anime, por isso, antes do lançamento do seu décimo ou décimo primeiro volume (se, a série ganhar uma anime quando tiver dois anos de vida, como aconteceu com Haikyuu!!, Shokugeki no Souma, Nisekoi, Black Clover e Boku no Hero Academia). Aliás, acredito que a primeira temporada da série, que deve ter uns 13 episódios (seria mais inteligente lançar a série com só 12 episódios), deve cobrir somente o arco dos órfãos tentando escapar, o que não seria um grande problema, provavelmente o arco superará a marca de 32 capítulos, facilitando uma adaptação desse arco em somente uma temporada (se decidirem adaptar 2.5 capítulos por episódios)

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!! que continua muito estável na revista, e que vai lançar muito em breve o seu mais novo volume. Temos o mistério sobre qual mangá receberá a capa da edição #15, já que não estreará nenhuma nova série nessa edição; tem uma pequena, mas muito pequena possibilidade de ser mais publicidade em cima de Dr.Stone, já vimos no passado acontecer de uma série receber uma capa, e na edição seguinte, uma página colorida de abertura (isso aconteceu com Toriko), deste modo, podem dar uma capa para Haikyuu!!, para assim fazer a publicidade do seu volume lançado na primeira semana de Março, e logo após, na mesma edição darem uma página colorida de abertura para Dr.Stone. Eu estou usando essa hipotése, pois, por mais que ainda tenha chances de World Trigger retornar, é muito provável que os editores avisassem do retorno da série, ao menos duas ou três semanas, para assim criar um pequeno "hype" que ajudaria inclusive nas vendas do volume de World Trigger que será lançado no começo de março. Outro aspecto que pode estimular os editores a darem essa capa à Haikyuu!!, é o seu aniversário, e sinceramente, os editores se importam tanto com a série, que vejo uma possibilidade real de darem uma "pausa" na nova leva, para assim comemorar o aniversário do mangá de vôlei. 

Em quinto lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que após uma péssima colocação na semana passada (décimo primeiro lugar) deu um pulo do gato e ficou entre os cinco primeiros colocados no modelo ocidental. Parece que a série está preste a ganhar um pequeno inimigo, com o sucesso de Boku-tachi, os admiradores de mangá de romance podem acabar migrando, ou mais provavelmente, dando prioridade ao mangá escolar novato. Yuragi-Sou tem um apelo sexual muito mais forte que Boku-tachi, por isso não devemos considerar que a série divide obrigatoriamente o mesmo público, mas é inegável que talvez uma parte dos leitores de Yuragi-Sou, que gostam de um "ecchi", mas preferem um romance com uma comédia bem mais leve, possam acabar preferindo o novato. Podemos comparar Boku-tachi à um Nisekoi com uma quantidade um pouco, mas bem um pouco, maior de "ecchi", enquanto Yuragi-Sou no Yuuna-San podemos comparar bem mais à To LOVE-Ru do que a Nisekoi. De qualquer modo, mesmo que as duas séries acabem lutando entre si, é bem possível que consigam coexistir na revista, sem que nenhuma das duas acabe perdendo popularidade. Vemos muitos outros mangás de mesmo gênero (B-Shounen, Comédia e Esporte, por exemplo), conseguindo coexistir. 

Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que depois de algumas semanas recebem muito destaque pelos editores, voltou a se estabilizar em posições mais intermediárias, contudo, eu não interpreto como uma notícia ruim, pois, inclusive, acredito que muito em breve veremos a série voltando a conquistar posições altíssimas; vamos dizer que os editores só estão dando uma "pausa" no destaque, para assim, poder dar oportunidade de outras séries de médio porte conseguir alcançar boas colocações. O próximo volume da série será lançado no começo de março, e por causa da grande popularidade entregue nas últimas semanas, os editores não tem a obrigação de dar uma outra página colorida para a série, mas podem acabar mesmo assim presenteando a série com uma na edição #15, que seria lançada 10 dias após o lançamento do novo volume (já vimos os editores publicizarem um volume vários dias após o seu lançamento, por isso, não seria estranho fazerem isso novamente). A situação de Kimetsu no Yaiba na revista parece estar muito estável, e mesmo que dois desses seis novos mangás consigam se tornar um sucesso mais rentável, duvido que veremos a série correndo algum risco de cancelamento ainda nesse ano. Para a série ser cancelado pelos editores, devemos ter, no minimo, ao longo desse ano, 4 ou 5 sucessos (isso, levando em conta o encerramento de Gintama, que abrirá mais uma vaga, e logicamente).

Em sétimo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que na semana passada ganhou uma bela página colorida, mas essa semana retornou a colocações intermediárias. Esse é outro mangá que lançará mais um novo volume no dia três de março, será justamente o nosso querido mangá de culinária, por isso, mesmo o último volume tendo se estabilizado em vendas, como comentei nas semanas anteriores, devemos ver se está estabilização continuará nesse mais novo volume - é muito comum uma série, quando está caindo em vendas, ter um volume que não tem nenhuma queda, mas logo após retorna a cair, pois o volume anterior aquele que se estabilizou ou os capítulos que estão sendo na revista no momento que o volume estabilizado tenha sido lançado sejam bons o suficiente ao ponto de equilibrar a balança (digo equilibrar a balança é que RARAMENTE fica os mesmo compradores, mas sim, o mesmo número de compradores; acontece que o número de pessoas que deixaram de ler a série a partir daquele volume é o mesmo número de pessoas que retornarem ou começaram a ler a série). É justamente por esse motivo que devemos observar detalhadamente as vendas do vigésimo terceiro volume de Shokugeki no Souma. Se a série realmente estiver se estabilizando, poderá sobreviver por muito mais tempo na revista.

Em oitavo lugar tivemos Spring Weapon Number One que realmente sobreviveu à essa leva, entretanto, não acredito que se manterá vivo na revista por muito tempo; o lado bom da sua sobrevivência é que praticamente confirma que o autor receberá uma terceira chance por parte dos editores, após o cancelamento de Spring Weapon. A única salvação de Spring Weapon depende de três fatores; o primeiro é que na próxima leva seja encerrado Gintama OU Hinomaru Zumou, o segundo fator é que ao menos um desses novatos seja cancelado precocemente, e o terceiro, muito importante, talvez mais importantes de todos, é que os editores continuem a injetar heroína nas veias, e decidam salvar, uma série que vende menos que gibi do Pato Donald no Monte Everest. Logo após tivemos na nona colocação Hinomaru Zumou que continua no mesmo estado que nas semanas anteriores; pode estar chegando ao seu fim, como também pode não estar, só nos resta ler e observar o seu rendimento na revista para vermos se a série está realmente se concluindo ou se continuará por mais alguns meses na revista. Eu sinceramente duvido que os editores estão planejando de algum modo cancelar a série.  

Em décimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que pegou uma posição ruim, mas não corre nenhum risco de cancelamento, aliás, o capítulo da Shonen Jump que estreou U19, por isso, a edição número #11 do ano de 2017, teve um capítulo que os japoneses simplesmente AMARAM. Os leitores de vários fóruns gostaram muito, mas realmente muito do capítulo, que por ainda não ter chegado a edição na minha casa, não pude dar uma olhada ainda (como estou comprando todas as revistas, estou evitando de baixar as raws. Falando nisso em leitura, peço desculpas pelo grande atraso nas primeiras impressões de Boku-tachi wa Benkyou, essa semana foi bem corrida, mas pretendo nessa próxima semana entregar as primeiras impressões de todas as novas séries).Voltando a PSI Kusuo Saiki, é realmente espetacular ver que os leitores ainda gostam muito da série, e quando o autor consegue entregar um capítulo realmente fascinante, os leitores respondem com uma grandíssima euforia. Por isso é inegável, levando em consideração também suas vendas, que a situação de PSI Kusuo Saiki na revista, mesmo pegando posições ruins, está muito, mas muito confortável. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Gintama que se encontra também em uma boa situação na revista, mesmo tendo posições ruins; o mangá ainda vende muito bem e está preste a ser encerrado, por isso acabará muito em breve, por decisão conjunta do autor com o seu editor particular. Em último lugar, sendo cancelado, tivemos Ole Golazo - O autor decidiu abandonar Galaxy Gangs (não sabemos o motivo, por isso não posso dizer se foi uma decisão acertada ou não), e apostou em um mangá de futebol, que nesse aspecto, devo assumir que foi uma aposta muito arriscada, pois o gênero vem tendo péssimas recepções. Se pensarmos positivamente, o mangá conseguiu superar a marca de dez capítulos, por isso não é um fracasso como o de Tokyo Wonder Boys, mas mesmo assim, não conseguiu ir muito longe. Sejamos sinceros, Ole Golazo não tinha, de modo algum, uma popularidade tão ruim ao ponto de merecer ser cancelado precocemente, mas conhecemos tantos outros mangás que não tinham uma popularidade tão ruim, e mesmo assim foram cancelados precocemente (por exemplo, Cyborg Roggy e E-Robot). O motivo pelo qual os editores tiveram que cancelar precocemente Ole Golazo foi justamente a estréia de seis novas séries. Espero que vejamos o autor retornar a revista, pois tem um grandíssimo talento e potencial. 
Fonte::::: Analyse It

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostara tambem de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...