sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Weekly Shonen Jump: TOC - 18/11/2016

Fonte::::: Analyse It
Questão de Saúde.


World Trigger entrou em uma pausa por tempo indeterminado por causa da doença do autor, e pela primeira pode chegar a mais de um mês sem lançar nenhum material novo, contudo, os editores preferem ainda não substituir o mangá, acreditando na melhora de saúde do autor (Daisuke Ashihara). Em um clima triste, pela ausência de World Trigger, vamos analisar essa TOC, que trouxe vários pontos importantes para serem comentados: 

TOC: Weekly Shonen Jump #51: 
Demon's Plan (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série)
01 - One Piece
02 - Black Clover
Toriko (Página Colorida, FIM)
Amalgam of Distortion (Capítulo 07, Pré-Rank)
03 - Haikyuu!!
Yakusoku no Neverland (Página Colorida)
04 - Samon-Kun Wa Summmoner
05 - Boku no Hero Academia
06 - Gintama
07 - Hinomaru Zumou
Boruto (Página Colorida)
Spring Weapon No. 01 (Capítulo 06)
08 - Kimetsu no Yaiba
09 - Sesuji wo Pin! to
10 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
11 - PSI Kusuo Saiki
One-Shot
12 - Shokugeki no Souma
13 - Red Sprite
Isobe Isobee Monogatari
World Trigger (Hiatos)
HUNTER X HUNTER (Hiatos)


Prévia da Edição #52:
Capa e Página Colorida de Abertura: Ore Golasso (Nova Série do criador de Galaxy Gangs).
Páginas Coloridas para: Demon's Plan, Samon-Kun wa Summoner, Kimetsu no Yaiba.

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa semana tivemos a estréia de Demon's Plan, que é a mais nova série B-Shounen da revista. Esperamos que o mangá acabe dando certo. Podemos dizer que o fato de não ter "nenhum" hype por trás da série, pode ajudar-la a surpreender o público. Talvez um grande problema para o mangá seja justamente o possível sucesso de Amalgam of Distortion, que nessas últimas semanas ganhou várias boas colocações na TOC, podendo significar que o público tenha aprovado a nova série do criador de Mitsukubi Condor (Lembrando que me estou baseando somente nas posições da TOC).

Também tivemos nessa edição páginas coloridas para três séries, com destaque para Toriko, que chegou ao seu fim após oito anos de vida. A série foi muito importante para a revista, chegando a ser um dos pilares por um curto período de tempo, mas após dar muita alegria e tristeza aos seus leitores, Toriko foi encerrado naturalmente pelo autor, que espero que retorne para a revista quanto mais cedo possível, pois é um talento que a revista precisa. Também tivemos páginas coloridas para Boruto e para Yakusoku no Neverland que terá o seu próximo volume lançado nos primeiros dias de dezembro, por isso os editores estão já fazendo uma pequena publicidade.

Em primeiro lugar, voltando ao seu trono, tivemos ONE PIECE, que continua soberano na revista como sempre. Oda é um outro autor que vem tendo problemas de doença nos últimos meses, mas parece que está conseguindo se manter em pé, mesmo com as pequenas pausas cada quatro ou cinco capítulos. Seria uma grande golpe para a revista, caso ONE PIECE entrasse em um hiatos por tempo indeterminado. O fato dos editores estarem sem World Trigger e HUNTER X HUNTER já deixa a revista em uma situação muito delicada, se também ONE PIECE acabasse fazendo uma longa pausa, as vendas das edições teriam com certeza uma grandíssima queda de vendas. Esperamos que Oda consiga se manter em atividade, sem ter uma piora na saúde (e caso tenha, mesmo prejudicando a revista, é importante que ele priorize a sua saúde, por isso para mim é correto fazer uma longa pausa).

Em segundo lugar tivemos Black Clover, que após ficar na quinta colocação, essa semana conseguiu retornar entre os três primeiros colocados (jogando o seu colega de estilo, Boku no Hero Academia, na sua posição anterior). A série se encontra claramente em uma boa situação, os editores planejam manter o mangá por muitos anos, e caso não tenha uma queda de vendas, como está acontecendo com Shokugeki no Souma, provavelmente irá conseguir sobreviver por vários e vários anos. Deste modo, Black Clover já se tornou uma aposta de longo prazo para os editores, como é atualmente Boku no Hero Academia, por isso, as chances dos editores cancelarem o mangá nos próximos meses é exatamente 0. Podemos dizer que até um ano após o seu anime estrear (que não sabemos quando isso via acontecer), Black Clover esta garantido. 

Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!!, que agora posso dizer claramente que a série não superada por Boku no Hero Academia em vendas. Eu tinha declarado meses atrás que provavelmente isso não aconteceria, e pelo que estamos vendo, nas vendas do último volume da série super-heróis, o mangá está muito longe de conseguir superar a obra de vôlei mais bem sucedida da história, Haikyuu!!. Isso é um ponto extremamente positivo para o mangá de vôlei, pois o deixa disparadamente como a segunda obra que mais vende na revista, não conseguindo ser alcançado por nenhum dos seus outros concorrentes. E dificilmente as próximas obras que ganharão anime (que serão Black Clove, Yuragi-Sou e talvez uns daqueles mangás que vendem mal), conseguirão superar a série, já que deveriam ter um boost monstruoso para conseguir alcançar este feito. Haikyuu!! está cada vez mais tranquilo na revista.

Em quarto lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, que pela segunda semana consecutiva foi classificado em uma posição alta, entre os cinco primeiros colocados (na semana passada, os editores o classificaram na terceira colocação). Como eu comentei na semana passada, a série vende bem para um mangá de comédia curta, mas mesmo assim, é importante deixar claro que a obra e o seu estilo tem potencial para vender mais que 30 mil cópias. Como já citei, existem vários mangás do estilo que vendem menos e conseguem se manter vivos em revistas concorridas, como é o próprio caso de Isobe Isobee Monogatari, mas isso não significa que a Shonen Jump deve simplesmente se satisfazer com obras de comédias que vendem entre 30 a 50 mil cópias - Mangás como PSI Kusuo Saiki que conseguem superar a marca das 150 mil cópias deve ser almejados pela revista. Enquanto Samon-Kun continuar popular dentro da revista, merece sobreviver, mas ao mesmo tempo, os editores precisam continuar procurando comédias mais lucrativas.

Falando em lucrativo, tivemos na quinta colocação, Boku no Hero Academia, que continua sendo uma das séries mais lucrativas da revista, PORÉM, alcançou um resultado um pouco decepcionante após o anime. Por exemplo, a série não conseguiu superar o já encerrado BLEACH em vendas, comprovando que mesmo a série sendo um dos pilares da revista, não está a altura dos anteriores pilares. A situação que a Weekly Shonen Jump se encontra é bem complicada, tendo somente dois mangás que vendem absurdamente bem. Boku no Hero Academia é uma ótima obra, e vende realmente bem, se fosse lançado em qualquer outra época (começo dos anos 90, meados dos anos 2000 e por aí vai), com certeza conseguiria sobreviver na revista, pois o mangá realmente vende muito bem, CONTUDO, dificilmente se tornaria um dos pilares da revista. Só que atualmente a revista se encontra na ausência de séries muito populares (e muitos dos mangás que vendiam absurdos foram encerrados, como foi o caso de Ansatsu Kyoushitsu e BLEACH), assim Boku no Hero Academia está conseguindo se tornar um dos pilares. 

Em sexto lugar tivemos Gintama que deve ter o seu live-action lançado em 2018, e esta deixando muitos japoneses ansiosos - Será que o filme terá um bom budget? Será que conseguirá ser tão engraçado quanto a série original? Os atores vão combinar com os personagens? - São muitas dúvidas que só começarão a ser respondidas quando sair o primeiro trailer (o que deve acontecer só em 2017 ou 2018). Nessa semana, inclusive, saiu o primeiro trailer do live-action de Fullmetal Alchemist. Se o filme de Gintama conseguir ter a mesma qualidade que o trailer de Fullmetal, eu já estarei muito, mas muito, alegre. Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que se encontra a salvo na revista, esta mais do que óbvio que os editores não planejam cancelar a série, inclusive, o mangá foi uma das obras que mais receberam páginas coloridas ao longo do ano de 2016. E provavelmente, no próximo ano continuará recebendo muitas páginas coloridas, pois os editores pretendem manter Hinomaru Zumou entre os mangás de alto destaque da revista. Espero ao menos, que quando o mangá completar três anos em maio de 2017, tenhamos um anúncio do seu anime (as possibilidades são baixas, mas existentes). 

Em oitavo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que vai sobrevivendo pouco a pouco na revista, inclusive o próximo volume já tem mais pré-vendas que Sesuji wo Pin! to, por exemplo (lembrando que Kimetsu no Yaiba, no seu último volume, conseguiu superar a série de dança em vendas). A verdade é que o mangá tem uma temática muito séria, e é incrível os editores continuarem a manter o mangá na revista, o que comprova que de certo modo, o público interno da revista (aqueles que votam e compram as edições, mas tendem a não comprar os volumes dos mangás - O que são a grande maioria, já que a revista vende cerca de 2.4 milhões de cópias) é bem mais maduro de quanto pensávamos. Eu não estou dizendo que Kimetsu no Yaiba é um sucesso, se fosse lançado em 2012 por exemplo, terminaria sendo cancelado com apenas 3 volumes, mas que é bom ver que ao menos dentro da revista, a obra esta conseguindo ter uma boa popularidade. Acredito que entre os três mangás (Kimetsu, Sesuji e Samon) que podem seguir a estrada de Hinomaru Zumou (por isso mangá que vende mal que consegue completar três anos de vida), Kimetsu no Yaiba parece ter a estrada mais limpa para completar esse objetivo. 

Já Sesuji wo Pin! to que está na nona colocação nessa semana, tem uma caminho muito mais árduo. A série, leva após leva, vem escapando por um "triz" do cancelamento. Está claro pelas posições que o mangá recebe no período que os editores discutem quais séries serão canceladas, que Sesuji wo Pin! to está sendo cogitado várias vezes - Se vocês reparam, a série semanas antes da nova leva ser anunciada, ficar em posições baixíssimas, mas quando a leva é anunciada (ou quando está preste a ser anunciada) retorna a posição intermediárias. Isso provavelmente era os editores programando um possível cancelamento da série, mas por sorte do mangá, por algum motivo, mudaram de ideia. O autor da série tem uma história muito interessante, é um daqueles poucos que saíram da internet (2ch) e conseguiram chegar a maior revista de mangás do mundo, um fantástico caso de superação. Espero, caso Sesuji wo Pin! to acabe sendo cancelado, o autor decida se manter na revista, e lance um outro material, talvez somente como roteirista, caso queira apostar em algo com uma história que não combine com a sua arte. 

Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que se encontra em uma situação muito confortável, inclusive no próximo mês lançará o seu mais novo volume, e deve alcançar cerca de 700 mil cópias lançadas no total (lembrando que com o volume 3 alcançou a marca de 500 mil cópias). O mangá é um dos maiores ecchi de sucesso dos últimos anos, e podemos dizer que tem o potencial de superar To LOVE-Ru em popularidade quando tiver o seu anime lançado, por isso, os editores devem apostar alto na série, e para mim, deviam dar uma capa para o mangá quando fosse lançado o seu quarto volume (eu só acharia bom não darem uma capa, caso decidissem dar para Yakusoku no Neverland, que também pode estar merecendo muito, SE o seu primeiro volume realmente estiver tendo uma ótima previsão de vendas). Em décimo primeiro lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que atualmente está aproveitando as suas últimas semanas com o anime em exibição. Provavelmente após o seu anime ser encerrado, o mangá cairá por uma vez por todas no limbo das posições intermediárias ou posições baixas, mas mesmo assim, sem correr risco de ser cancelado - Sim, essa semana o mangá teve uma posição bem baixa, mas nas últimas semanas vinha tendo posições boas e ganhou algumas páginas coloridas, por isso não podemos dizer que a série entrou no limbo do esquecimento.

Em décimo segundo lugar temos um mangá com uma situação muito delicada, Shokugeki no Souma. A obra de culinária que tem muitos seguidores vem tendo uma queda de vendas muito preocupante - desde quando a sua primeira temporada for encerrada, a série só vem caindo em vendas, e mesmo a exibição da segunda temporada, não conseguiu "parar" a queda livre que a obra vem sofrendo - Por exemplo, o penúltimo volume vendeu cerca de 323 mil cópias em apenas 10 dias, enquanto o último volume, lançado nesse mês de novembro, vendeu no mesmo período de 10 dias, cerca de 294 mil cópias, uma queda porcentual de 9% em vendas. Significa, o mangá perdeu quase 10% dos seus leitores entre um volume e outro. Podemos dizer que esse resultado é muito preocupante, principalmente se as suas vendas continuarem a caindo. Vimos esse efeito acontecendo com Toriko, o que resultou nos editores fazendo pressão para a série ser encerrada precocemente. Logicamente, a revista atualmente se encontra em uma situação bem mais delicada, por isso talvez não tenha a mesma pressão em cima de Shokugeki no Souma, mas que os editores não estão mais confiando tanto assim na série, quando faziam anteriormente, isso está muito claro, a prova é justamente as sequências de posições baixas que o mangá está recebendo. Shokugeki no Souma não corre risco imediato de cancelamento, mas se encontra em uma situação muito delicada. 

Em último lugar, na décima terceira colocação tivemos Red Sprite, que como eu disse na semana passada deve ser cancelado daqui a algumas semanas. Os editores poderiam cancelar atualmente, e deixa a vaga em aberto, como fizeram no ano passado na leva que estreou Best Blue, CONTUDO, o hiatos de World Trigger pode ter adiado esse plano, já que cancelamento também Red Sprite, a revista diminuiria consideravelmente o número de mangás ativos, tendo que apostar em dois One Shots por edição, o que não é nem um pouco viável. E talvez, a sobrevivência da série não tenha sido causado por World Trigger, simplesmente os editores já planejavam isso, já que o primeiro volume do mangá está programado para o final do mês de dezembro. De qualquer, está claro que o grupo editorial da revista não planeja cancelar imediatamente a série, preferem manter-la viva por mais algum tempo, para assim cancelar-la quando a próxima leva vier. Uma decisão que nunca saberemos o real motivo, mas podemos imaginar uma hipótese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostara tambem de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...